Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

A CAPES organiza as áreas de pesquisa em dois níveis hierárquicos, áreas de concentração e linhas de pesquisa. Segundo o Manual de Preenchimento do Aplicativo para Proposta de Cursos Novos (APCN) 2008 da CAPES, “Área de Concentração expressa a vocação inicial e/ou histórica do Programa. Neste sentido, ela deve indicar, de maneira clara, a área do conhecimento à qual pertence o programa, os contornos gerais de sua especialidade na produção do conhecimento e na formação esperada”. Segundo o mesmo manual “Linhas de Pesquisa expressam a especificidade de produção de conhecimento dentro de uma área de concentração e são sustentadas, fundamentalmente, por docentes/pesquisadores do corpo permanente do programa”.

Os interesses de pesquisa dos professores estão divididos em 3 áreas de concentração, cada uma com 2 linhas de pesquisa:

· Área de concentração em Redes de Informação com linhas de pesquisa em Redes de Comunicação e Segurança da Informação.

· Área de concentração em Processamento Multimídia com linhas de pesquisa em Processamento de Sinais Áudio-Visuais e Processamento de Sinais em Comunicações.

· Área de concentração em Sistemas Inteligentes, com linhas de pesquisa em Inteligência Artificial e Inteligência Social.